O bom estimulo da espiritualidade
- Kleber Mantana
- 8 de jan.
- 2 min de leitura
Hoje conseguimos enxergar com mais facilidade algumas pesquisas que tratam sobre esse tema, evidenciando que uma pessoa mais espiritualizada têm um impacto significativo na sua saúde e no seu bem-estar.

Essas observações foram associadas aos incríveis resultados sobre os baixos níveis de mortalidade, depressão, suicídio, uso de drogas, ou mesmo doenças causadas pelo excesso de estresse e sofrimento.
A doutrina espirita, vem nos ensinar que uma atitude otimista é fundamental para a felicidade, e todos nós temos condições de ser assim...
Depois de compilar anos de pesquisas sobre o assunto, posso afirma que as pessoas espiritualizadas são mais otimistas, e tendem a minimizar as causas dos seus problemas e se colocam como responsáveis por todas as coisas positivas e negativas que acontecem em suas vidas, por serem reflexos das suas escolhas pelo caminho.
E detalhe! As pesquisas demonstraram de forma clara que os pessimistas tendem a não assumir a responsabilidade por tudo o que dá errado, frequentemente atribuindo a outras pessoas ou circunstâncias as experiências negativas que vivenciaram.
Portanto, o ideal é não alimentar tristezas, nem desencantos. Mesmo que os quadros de sofrimentos cresçam no caminho que estamos percorrendo.
Guardemos a certeza: A nossa conexão com o alto, sempre irá nos indicar por qual caminho devemos seguir! E mesmo quando tudo parece perdido, surge uma solução inesperada, embora nem sempre do jeito que nós esperamos. Mas a verdade é uma só: todo plantio tem sua colheita!
Alimentar pessimismo, mal humor e tristezas de nada nos valerá. Sombras não se modificam com sombras. É a luz que estabelece a claridade na paisagem, estabeleçamos para nós mesmos a tarefa de abrir janelas de otimismo nas salas onde dominam tristezas.

Vamos pulverizar os cantinhos escuros do pessimismo com o perfume da esperança. O pessimismo provoca doenças graves porque se sofre por antecipação por alguma coisa que, muitas vezes, nem chega a acontecer.
Não nos cansemos, pois, de lutar quando estivermos sob o peso da nostalgia. Nem nos permitamos entorpecer pelos tóxicos das frustrações que todos experimentamos. Entreguemo-nos a Deus, é preciso de muito esforço no bem para que consigamos nos conduzir tranquilamente pela estrada.
Com otimismo ganharemos estímulo para o trabalho, vigor para a luta, saúde para a doença, janelas para as paisagens espirituais e luz para a escuridão. Vamos recordar, nas duas traves da cruz, quando tudo parecia perdido, Jesus nos deixou excelente lição de otimismo.
Morreu para ressurgir em gloriosa manhã da eternidade, ele sempre será para nós o maior exemplo do que temos que fazer para seguirmos em rota segura. Tenhamos em mente que a luz de Jesus é o clarão que nos aponta o futuro. Por isso mesmo, não agasalhemos o medo em circunstância alguma.
Se a treva, tentar nos envolver em suas malhas escuras, em forma de ódio, rancor, dor ou tristeza, ergamos a lâmpada do otimismo. Em nossas orações, aprendamos a pedir a Deus não uma vida sem problemas, mas sim ombros fortes para carregar o fardo bendito das obrigações que nos competem.
E, quando o dia parecer muito escuro, recordemos os dias de luz que já vivemos, usufruímos e com os quais nos alegramos. Essas lembranças iluminarão as horas do nosso hoje.
Kleber Mantana.
Comments