top of page

O que é o espiritismo?

  • Foto do escritor: Kleber Mantana
    Kleber Mantana
  • 4 de abr. de 2024
  • 6 min de leitura

O Espiritismo é uma doutrina edificada sobre os ensinamentos de Jesus Cristo, que nos ensina sobre a importância da nossa evolução moral e espiritual, de uma forma racional, consolidando de vez a fé na vida. Nos mostra o quanto é perfeito e justo aquele que nos conduz.


Não há sofrimento sem causa, não há privilegiados, não há injustiças, porque a cada um lhe é dado segundo os seus próprios passos e segundo as suas próprias obras. O que você pensou, e realizou com as suas próprias mãos é o que vai determinar a sua vida futura!


Com certeza alguém já se perguntou: O que fez essa criança deficiente para merecer essa vida? Se já nascemos sem maldades, e sem pecados, porque então essa penitencia caiu sobre ele? Qual seria o critério usado por Deus para condenar um de seus filhos viver com tais limitações? O que esse filho iria pensar sobre a bondade e a justiça de Deus? Será que ela iria questionar o mérito por tal colheita?


Hoje vivemos num mundo de regeneração, o mau aqui ainda persiste nos corações de alguns homens e ainda hoje vemos batalhas e ranger de dentes. Assassinatos estão enraizados na história humana e a ganância e o materialismos formam abismos entre os homens até Deus! Justamente pela sensação de auto suficiência dos homens poderosos, gananciosos e com baixa moral, alguns inclusive se tratando como semideuses!


A justiça de Deus é perfeita, e sendo assim, não poderia deixar filhos injustiçados pelo caminho... A todos serão dados a mesmas oportunidades, e sobre isso, podemos ressaltar diversas passagens na bíblia em que profetas e mesmo o nosso mestre Jesus nos falam abertamente sobre a correção e a evolução de cada um:


"A vara da correção dá sabedoria." Provérbios 29:15

"O rei fala com autoridade divina; ele não erra nos seus julgamentos." Provérbios 16:10

"O Senhor é justo em todos os seus caminhos e benigno em todas as suas obras.”

Salmo 145:17


Porque o Filho do Homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e, então, dará a cada um segundo as suas obras.

Mateus 16:27


Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai de vocês, que está nos céus, dará coisas boas aos que lhe pedirem!

Mateus 7:11


A vara é a correção, e a dor nos coloca em uma situação de cura, quando erramos, sofremos a consequência, é causa e efeito, e esta máxima esta presente em toda a natureza. Só depois de sofrermos o processo da cura espiritual, para entendermos o que fizemos, então vem o arrependimento, e com ele a reforma intima, vamos entendendo que cada um caminhará o seu próprio calvário, como Jesus, vamos passar por momentos fragilizados, vamos ter dias vulneráveis, para entendermos que nada passa impune pela justiça Divina, vamos colher na medida do que plantamos, mas não é castigo, é apenas uma reforma, capaz de transformar homens em leões.


O plantio é opcional, a colheita é obrigatória!


Com todos os defeitos que assistimos no ser humano, ainda sim, temos a arrogância de acreditar que temos o privilégio de possuirmos o universo todo, mesmo com todas essas deformações morais do ser humano! Achamos que a vastidão das galáxias e os diferentes mundos existem por nada, sem finalidade nenhuma, como uma obra divida largada ao acaso... Será mesmo? O que aconteceu com as moradas de meu pai? O que significaria, o meu reino não é deste mundo?


Uma outra questão muito abordada seria sobre o juízo final, a separação do joio do trigo! Será mesmo que temos apenas uma vida como oportunidade, de experimentar e viver tudo o que a vida nos oferece? Porque muitos viveram com o mínimo, e outros tantos, com o privilégio de experimentar sabores e lugares dos mais diversos?


Será mesmo que Deus iria julgar os povos primitivos, e ou de 3000 anos atrás da mesma forma que nós, com todos os privilégios e facilidades que temos hoje? que oportunidades eles tiveram, que fase espiritual e moral eles viveram? Filosofias espirituais, Igrejas, tecnologias, medicina avançada, automóveis, celulares, televisores, aparelhos de som... Esses povos antigos, e que ainda aguardam o juízo final, iriam entender essa justiça com pesos totalmente diferentes para cada filho?


Aquele que viveu durante a vida toda em situações difíceis, e outro que viveu em situações melhores, com uma vida rica e cheia de luxo, teriam mesmo uma única vida, ou melhor dizendo, uma única oportunidade? Qual seria o motivo da vida nessa terra? Porque uma vida tem mais dificuldades e a outra esbanja facilidades?


Hoje homens inocentes são condenados, e homens culpados são inocentados, e muitos morrem dessa mesma forma. Acredita mesmo que há justiça nisso? Quem são esses homens que cometem tais atos? Eles estão entre nós, não estão? Diz-me com quem andas e dir-te-ei quem és. Meu caros, se ainda estamos aqui, junto de homem perversos, é porque ainda não nos elevamos aos níveis angelicais!


Agora entende? Se estamos aqui nas batalhas, é porque o aprendizado não terminou! A evolução é gradual, e todos nós teremos as mesmas oportunidades e experiências, uma hora como rico, outra como pobre, uma hora como livre, outra como preso...


Princípios da Doutrina Espírita (pontos fundamentais):

DEUS: O Pai Criador, a Inteligência Suprema, a Causa Primeira de Todas as Coisas.

JESUS: O Guia e Modelo, O Amado Mestre, O Espírito Mais Perfeito que já passou pela Terra, o Governador Espiritual do Planto Terrestre.

KARDEC: O revelador das boas novas trazidas pelo espirito da verdade (Conforme foi prometido por Jesus).


Então vejamos:


Deus é a inteligência suprema e causa primária de todas as coisas. É eterno, imutável, imaterial, único, onipotente, soberanamente justo e bom. E por ser Deus, não condenaria ninguém ao sofrimento sem causa, sem justiça, e sem razão! Ao homem lhe foi dado o maior poder sobre si mesmo, o livre arbítrio, que permite ao homem escolher por qual caminho trilhar, semeando aquilo que possui no seu coração, e colhendo aquilo que é merecido, sem privilégios, colocando a todos na mesma situação de aprendizado.


Céu ou inferno, mundo superior ou umbral? Não importa o termo, o entendimento é o mesmo, um nos aproxima do mundo espiritual elevado, em convivência com espíritos bons, amorosos, justos, e caridosos, o outro, nos aproxima do mundo espiritual inferior, e por assim ser, de espíritos ruins, rancorosos, injustos e egoístas.


Aquele que praticou o amor, a caridade, a compaixão e o perdão irá alçar voos altos, mas aquele que praticou o ódio, o rancor, a inveja, a soberba, sem compaixão, sem estender a mão ao próximo ou aquele que se enraizou no dinheiro, se achando auto suficiente, sem nenhuma prática da fé, irá vagar pelos mundo sombrios, seja como for, estará em ambientes que por si foram desejados.


"O Espiritismo é a nova ciência que vem revelar aos homens, por provas irrecusáveis, a existência e a natureza do mundo espiritual, e suas relações com o mundo corporal; ele nos mostra, não mais como uma coisa sobrenatural, mas, ao contrário, como uma das forças vivas e incessantemente ativas da Natureza (...). (Allan Kardec, O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap.I).


Ninguém esta livre do erro, é comum ao nosso crescimento, porém, cometer o mesmo erro nos mostra o quanto estamos desviados. A reforma íntima só acontece quando aprendemos a olhar para nós, reconhecendo os nossos defeitos, combatendo-os, e nos ajustando para o próximo passo. Não se preocupe com o tempo que isso poderá levar, o mais importante é que nós consigamos pisar no degrau acima.


Uma forma de conhecermos a nós mesmos é analisando as nossas reflexões e conflitos dos nossos pensamentos diários. Os nossos pensamentos demandam muito daquilo que desejamos, é o alicerce de tudo que sonhamos pra nossa vida, é um trabalho silencioso, mas a cada dia que você permanece com tal pensamento, mais ele vai tomando forma dentro de você, as influências embora pequenas, começam pelas mudanças dos hábitos, e espiritualmente falando vamos nos mergulhando nesse sentimento seja ele bom ou ruim.


Agora me fale, como esta a qualidade dos seus pensamentos?


Fecho esse texto com essa linda recomendação de Emmanuel:

"Sabendo que a experiência humana é vasta colméia de luta na qual enxameiam desencarnados de toda sorte, saiba ajustar-se à companhia de ordem superior, buscando no convívio de Espíritos Benevolentes e Sábios o clima ideal para a missão que lhe compete cumprir, significando isso disciplina constante no estudo nobre e ação incansável na beneficência em favor dos outros." Autor: Emmanuel, Psicografia de Francisco Cândido Xavier. Livro: Mediunidade e Sintonia.


Por: Kleber Mantana.



Comments


Junte-se à nossa lista de endereços. Nunca perca uma atualização.

Obrigado pelo envio!

  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube

© 2023 por Tipo Diva Blog | Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page