top of page

Maturidade

  • Foto do escritor: Kleber Mantana
    Kleber Mantana
  • 14 de jan. de 2024
  • 4 min de leitura

Atualizado: 8 de jan.

Há a necessidade de envelhecer, o amadurecimento vem para trazer a vida conceitos para que vivamos com mais consciência das escolhas que fazemos.

Mesmo um idoso que viveu uma limitação de experiências terá sempre algo para passar adiante, normalmente mais livres da vaidade, há uma reflexão muito maior, na maioria dos casos sem exigir uma vida supérflua, não tem mais tempo a perder! A maturidade nos faz seres humanos melhores, com o tempo vamos tendo mais artifícios para manter uma convivência muito mais sadia, com nossos familiares e amigos próximos.


Não queremos mais deixar nada mal resolvido pelo caminho, a hora é agora e passa rápido demais!


Mas porque cultivamos essa coisa de que temos todo tempo todo mundo na nossa juventude? Porque não fazermos agora, ou tentamos agora? É muito comum termos o pensamento: “Se eu pudesse voltar atrás eu teria feito diferente” Será que só num momento futuro vamos ter essa consciência?


Temos o costume de deixar para depois, e assim a vida vai passando com todos os desajustes que vamos amontoando e deixando por ai... E quando é a hora certa de concertar tudo isso? Você saberia me dizer?


Sempre haverá aquele momento, o divisor de águas! Onde tenhamos tido a escolha que mudou todo o rumo da nossa vida. Se por acaso ainda hoje questionamos esse acontecimento... É porque ainda não digerimos a escolha? Mas o que importa isso agora? Foi essa guerra que nos ajudou a construir o alicerce da nossa vida. Pense assim... Daqui pra frente só nos resta uma coisa: Fazer a escolha certa!


Sermos mais flexíveis, nos calar numa hora conturbada, ou mantermos mais a paciência é infelizmente um acontecimento que vem somente com a maturidade. Quando nesta fase da vida se somam todas as experiências, ocorrem os rompimentos das algemas que usamos por tanto tempo. Felizes aqueles mais esclarecidos, que, tiveram a reforma batendo um pouco antes nas suas portas! Eles receberam mais cedo as chaves para uma vida mais prazerosa.


Felizes os que aproveitaram os tapas da vida de uma forma mais serena, usaram a lição para se manterem num lugar mais plural, indo de encontro com outros patamares, mais prudentes, no entanto, outros, singulares, passarão pela solidão, bem salgada, até diluírem todo aperitivo amargo. Ninguém é inflexível o tempo todo, uma hora cansa, o paladar muda quando provamos o mel...

Tudo é experiência, provoque a sua mudança, tenha um dia rico, mesmo que seja sentado no sofá assistindo um filme, escolha um que provoque uma reflexão, que aflore um sentimento... um resultado... E não importa o quanto estejamos cansados, se fixe no por do sol, deite numa rede, as vezes precisamos apenas de uma brisa para mudar tudo! (risos).


O vento trás a serenidade, e com ele a humildade, que trás os reconhecimentos dos nossos erros! Aos mais orgulhosos, as tempestades que chegam são trazidas por acharem que viveram sem cometer erro algum. Esta ai definição mais simples do sofrimento e da felicidade, e embora distintos, eles andam em paralelo, estamos há um passo de um, quanto há um passo do outro.


A consciência de cada um é equivalente a quantos sapatos gastamos nada vida, você dúvida disso?

Meus avós sempre me deram os melhores conselhos, e sabe o quanto isso é importante? Meu amigo! Experimente um dia usar outros sapatos! Só ai vai compreender o caminho que foi percorrido, é muita história de vida!


Muita coisa que envolve o nosso coração não irá mudar de uma hora para outra, não é como a ciência, que se inflama com qualquer pensamento, alterando o nosso humor! É preciso de muito tempo para crescermos, cada sol, cada lua, são fundamentais no nosso caminho. Todos já tivemos experiências de envolvimento num acontecimento muito crítico, aconteceu, e não tivemos o tempo necessário para pensar, a ansiedade tomou conta, o improviso foi necessário... Enfim... Foi uma noite...


Amanhã vamos poder refletir melhor...


os acontecimentos vão nos obrigar ,


perdemos


erramos


não usamos da melhor forma


você vai entender que foi preciso estarmos ali bem no meio da turbulência


Se eu pudesse eu teria meus avós por toda a minha vida, só para poder ouvir as histórias que eles tinham pra contar... Sempre foi um bom bate papo, me organiza por dentro, eram gostas vitais de vida, amor e humanidade...


A maturidade é o nosso estado onde nos sentimos mais completos, repletos de conhecimentos, é um estagio emocional da vida em que valorizamos muito mais o abraço, o sorriso e os nossos pais. É o momento da vida em que estaremos mais preparados e com mais capacidade para tomar decisões sólidas e consistentes. É o momento da vida que nos soltamos de tudo, é o momento que lidamos com mais responsabilidades os nossos relacionamentos, é o momento da vida que nos preocupamos menos com o dinheiro e mais com as experiências saudáveis daqueles que amamos.


Nascer é preciso, viver é consequência, e morrer é uma certeza, eis que tudo se renova!


Demoramos mas aprendemos, que só seremos eternizados somente nos corações daqueles que nos amaram!


Seja bom com a sua juventude, para mais tarde não precisar viver um amargo final...


Kleber Mantana

10/01/2011

コメント


Junte-se à nossa lista de endereços. Nunca perca uma atualização.

Obrigado pelo envio!

  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube

© 2023 por Tipo Diva Blog | Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page