Quando a maturidade faz sentido
- Kleber Mantana
- 4 de jan. de 2024
- 4 min de leitura
O ser humano reconciliado e aquele que se aplaude todos os dias antes de dormir.

Somos a soma dos defeitos e virtudes que carregamos, somos as peças da roupas que vestimos, temos o peso da comida que ingerimos e nada pode mudar isso, a não ser nós mesmos.
Olhar com sinceridade aquilo que precisamos corrigir, conhecer as peças e suas utilidades vão nos dar a maturidade necessária para olhar para o tabuleiro da vida, e isso faz sentido.
Em qualquer tabuleiro temos as peças que defendem e atacam, assim é com a palavra, ela pode ser usada para aliviar ou destruir, assim é com o conhecimento, ele pode ser aplicado para libertar ou para oprimir. Deus nos deu a maior arma do mundo, o nosso livre arbítrio, onde nos dá a condição de usarmos como bem entendemos,
Mas como moderador, nos deu um coração, como uma outra condição, que nos permite dar um sentido maior para as nossas escolhas. O que é razão, o que é coração? Seja o que for, hoje temos a oportunidade de escolher as lutas e as guerras que decidimos travar.
Qual o fruto você escolheu colher?
Hoje carrego a certeza de que a tranquilidade é uma experiência somente para aqueles que de alguma forma souberam escolher o caminho da paz.
Aquele que consegue andar sobre o caminho que ele próprio construiu não se deixa escravizar pelo olhar do outro, porque já tem a compreensão das suas experiências, já é capaz de analisar as superfícies e as profundidades, já tem condições de olhar com mais sinceridade o horizonte, e o seu livre arbítrio é nutrido por essa sensibilidade.
O homem tem a triste realidade de dar importância para o que importa tarde demais, nossa consciência esta acostumada a buscar todos os tipos de sonhos, e parece que quanto mais distantes tiverem melhor, aliás gostamos de estar sempre perseguindo algo. O hoje não interessa, é só o amanhã que vale! E nesse processo, esquecemos de entender o porque de estarmos ocupando esse lugar. Porque raios estamos exatamente nesse lugar? Qual o sentido disso? Já se fez essa pergunta?
Saber sobre o momento que estamos vivendo é o primeiro passo para o caminho do progresso, a nossa atual experiência é o alimento necessário para atingir a nossa maturidade. Espremer a fruta até a ultima gota, é assim que devemos experimentar as fases da nossa vida, não podemos desperdiçar, deixar para depois, o dia de hoje tem muito para nos ensinar, as experiências que agora estamos vivendo tem todo o sentido se assim tivermos a compreensão de ser, de ter, de fazer...
Uma pessoa madura consegue olhar para o que tem com o maior carinho do mundo, consegue se relacionar sem muitas exigências, compreendendo sempre os seus limites e os limites do outro, sabe reconhecer melhor os gostos das frutas, selecionando com mais calma os sonhos que sonha.
Evoluir é uma condição de cada um, e nada pode nos empobrecer mais do que nos sujeitarmos ao olhar do outro sobre as circunstâncias da nossa vida, é como provarmos uma fruta sem gosto, apenas para admitir ao outro que ele tem razão. Cada corpo se sustenta daquilo que supre as suas forças, essa é a natureza de cada um, e quanto mais tarde formos entender isso, mais cedo adoecemos.
A vida estabelece uma regra, e todos nós já nascemos com essa intuição, a lei da sobrevivência é a primeira responsabilidade da vida. É justamente ela que nos direciona para o colo da nossa mãe. Oras! Nos mantermos vivos é a nossa prioridade naquele momento! Essa é uma de tantas outras lutas que vão fazer sentido pelo nosso caminho.
A segunda lei é a do nosso progresso, ninguém para, a vida cobra o movimento, o próximo passo, o nosso pensamento não para nunca, a fome nos provoca, somos impulsionados o tempo todo até o abrigo, seja pelo frio ou seja pelo calor, todos procuram uma sombra sob o sol muito forte!
E a medida que vamos caminhando uma transformação vai acontecendo com a gente...
As prioridades vão mudando, e vamos conhecendo outros horizontes, não é assim? A nossa força só aumenta, ficamos aptos para escalar, subimos no mais alto lugar e quando menos esperamos estamos visualizando toda a dimensão do caminho que foi percorrido, seja o tempo que levar, nós todos um dia estaremos contemplando essa mesma visão!
A maturidade é a medalha dessa conquista, é o resultado da luta travada! A maturidade é a queda do véu que impedia você de enxergar as lutas que não valiam a pena. Ela nos levou a conhecer a causa da dor, ela nos fez compreender até onde vai a razão e até onde vai o coração, foi ela que nos manteve longe do perigo. Agora consegue entender o quanto é importante o tempo de cada coisa?
Um dia o homem colocou a mão no fogo e entendeu o quanto ele poderia queimar, foi uma experiência que estabeleceu um limite, mas esse limite também nos permitiu dar um outro aproveitamento para o mesmo fogo.
Entenda que o nosso livre arbítrio é fruto divino, é privilégio de todos, e em algum momento da vida nós vamos experimentar as mesmas oportunidades, o que distancia um homem do outro são as próprias escolhas, uns chegam mais rápido, outros menos, mas acredite, todos colocaram a mão no fogo.
Kleber Mantana
Comments