A dor
- Kleber Mantana
- 22 de ago. de 2022
- 6 min de leitura
A dor é uma condição da vida, ela estabelece os nossos limites, ela nos direciona para dentro, ela nos torna grandes diante das nossas superações.

É a dor que nos direciona ao nascimento. Ao despertar para a vida já temos a primeira experiência do sofrimento. Não é só a mãe que sente a dor do parto, o bebê ali já experimenta as contrações junto com a mãe, é essa mesma dor que faz o bebê reagir em direção ao caminho estreito até que seja colocado nesse mundão de Deus.
Aprendemos desde cedo que colocar a mão no fogo queima!
A dor é o meio que a vida tem de nos mostrar que somos limitados, ela também tem a função de nos igualar como ser humano que somos, nos coloca todos no mesmo degrau independente de qualquer outra situação. Há uma linha que todos nós estamos sujeitos a atravessar e nenhum por melhor ou pior que seja deixará de atravessá-la. Avida é clara quando nos diz que certos limites não são permitidos.
Mas além de nos colocar um limite a dor tem o poder de nos direcionar, de esclarecer o sentido da vida. Quando cortamos a mão, já sabemos desde cedo qual o remédio eficaz para estancar a dor, e mesmo assim ainda temos que nos colocar a disposição do tempo para que a cura tenha o seu efeito.
O tempo é o maior dos professores, e ninguém consegue estabelecer algum objetivo ou superação sem antes respeitar esse professor. Precisamos do seu ensino para florescer e para curar!
No entanto, vale ressaltar!!!
Há sofrimento na vida que não vale a pena, e ter o conhecimento disso já nos coloca numa situação muito melhor, não podemos perder tempo sofrendo por algo sem sentido.
Temos que entender que a dor é necessária para que conheçamos os nossos limites, nos machucamos em muitos casos por falta de conhecimento, e nos depuramos através dessa superação, a cura sempre trás consigo sentimentos valiosos. Se não for assim, não precisamos vivenciar essa experiência.
Com o tempo vamos obtendo as ferramentas para administramos as nossas emoções, cada erro, cada dor, cada sofrimento vai nos colocando sempre num patamar acima, e sabermos disso nos faz aproveitar cada estágio dessa evolução moral e espiritual.
Acontece muito, como todos nós, de vermos de uma forma distorcida, dependendo da dor, só conseguimos enxergar o peso que ela tem, a incompreensão do porque dessa dor... O pensamento que muitas vezes nos consome é: O porque que isso aconteceu comigo! Esse pensamento não vai mudar nada na situação, ele não nos direciona e nem nos movimenta,
Infelizmente na zona de conforto ninguém cresce, e se deixar, todos vão ficar ali na rede do seu jardim, e de preferencia de frente para o mar. Alguém vai reclamar? Tudo na vida tem o seu devido tempo, e se restabelecer faz parte. Porém não devemos permanecer por muito tempo ali, a vida pede muito mais que descanso, ela nos cobra a todo momento um melhor aproveitamento, e o conhecimento é o maior aliado desse aproveitamento.
Conhecer e aprender;
Conhecer e crescer;
Conhecer e superar;
Conhecer e transformar-se.
A dor ela pode vir naturalmente como por exemplo pela perda de uma pessoa que amamos, ou pode vir provocada, como o corte na mão na cozinha ou num acidente de automóvel, seja ele ocasionado pela nossa imprudência ou pela do outro. A verdade é que nunca vamos fugir totalmente da situação de dor.
E como vamos superar isso?
Tudo tem solução. É obrigação nossa e de mais ninguém descobrir qual o nosso papel nisso tudo, e o conhecimento vai nos direcionar nessa descoberta. O conhecimento nos abre portas nunca antes imagina por nós, coloca nosso ponto de vista sempre do lado certo e fortalece a nossas ações dentro daquilo que realmente vai nos causar um bom resultado.
A primeira descoberta que devemos fazer é a de nós mesmos, olharmos para dentro e procurar enxergar sem o véu do orgulho, os nossos defeitos e as nossas qualidades, procurar enxergar em nós quais são as nossas maiores tendencias, onde colocamos todas as nossas energias, por onde anda os nossos pensamentos e por qual corredores eles percorrem. Estamos ou não nos equivocando? Estamos ou não criando um padrão de sofrimento sem necessidade? E acredite meu amigo, aquele que não sabe enxergar a si mesmo não saberá superar as suas dores, e se não consegue enxergar, busque conhecimento para que você seja auxiliado.
Vou te dar alguns exemplos de como você pode conhecer, aprender e crescer:
O lugar que você frequenta trás alguma informação nova pra você? Tem alguma riqueza de sentido ou algo interessante que te faz despertar? Ele te motiva e inspira a crescer, tanto nas emoções quanto na sua vida moral e espiritual? Caso a resposta seja não, mude o lugar!
As pessoas ao seu redor, elas te provocam um auto conhecimento? Elas te motivam a percorrer bons caminhos? Elas te energizam com a força necessária para lutar? Elas te provocam o bem sentimento? Caso a resposta seja não, mude os seus relacionamentos!
Suas fontes de conhecimento são ricas? Você tem o costume de ler um bom livro, um que tenha em seu conteúdo as ferramentas para viver melhor? Você estabelece uma rotina de tempo em atividades ricas em informação? Meu amigo, saber da vida do vizinho, ou dessa ou daquela pessoa não é informação! Não perca seu tempo em rede sociais buscando informações que não vão estabelecer um crescimento pra sua vida! Caso a resposta seja não, mude a suas fontes de conhecimento! A internet é boa para quem sabe usar!
Como esta o seu relacionamento com Deus? Quantas vezes por dia você conversa com ele? Um relacionamento nos convida a todo momento estarmos presentes, nos fazendo intimo das experiencias um do outro, é na troca que estabelecemos essa relação, e isso leva tempo, muito tempo... Conhecer a nós é um desafio pra todo vida, conhecer o outro é uma lição diária... Conhecer a Deus é um privilégio, e ninguém deve deixar o tempo passar sem se aproveitar dessa oportunidade! Sabe aquele homem cheio de perfeição? Conhece alguém assim? Eu conheço, o nome dele é Jesus! O que você sabe dele? Você reflete sempre nas mensagens que ele nos trouxe? Acredite, meditar nas suas mensagens vão nos trazer um vasto conhecimento de nós mesmos! Ele é o médico das almas, o psicólogo sem hora marcada e sem tempo estabelecido para nos tratar!
Essa mensagem: Eu sou a verdade, o caminho e avida não foram ditas atoa!
Pois bem, depois de todo esse percurso você vai entender como a dor pode te colocar no chão ou na estrada da evolução. Tem pessoas que usa a dor como motivação, como superação, como inspiração a fim de vencer o desafio e melhorar-se para não sentir mais essa determinada dor.
Um exemplo: Uma esposa que perde seu marido, (ou vice versa), ela pode se definhar no sofrimento, deixando todos que ainda esperam dela a força necessária para a vida, ou pode aprender a viver com isso, se concentrando nos filhos, nos pais, na sua casa, no trabalho, na vida espiritual, não deixando o entorno ruir com a perca do outro. Viver o luto é preciso, mas ele não pode ser eterno! Nós temos um compromisso com a vida, e enquanto estivermos vivos a nossa motivação precisa ser constante, Deus espera que sejamos forte, que cresçamos, que busquemos o sentido maior de tudo, ele nos que ver batendo na sua porta, acreditando, com fé que nada acontece por acaso e que há o tempo necessário para tudo!
Viver na essência é a maior experiência da nossa existência!!!
A dor física pode ser curada se assim for, e mesmo que não seja, e que não tenhamos mais o recurso da medicina, nós temos que fazer o possível para experimentarmos essa cura.
A dor emocional também pode ser curada, se realmente quisermos fazer o possível para experimentarmos essa cura, praticando todos os exercícios descritos acima. Não se deixe morrer sem antes se conhecer, não se deixe partir sem antes se curar de todas as tristezas, amarguras e rancores da vida...
Como o padra Marcelo nos fala, há pessoas que são sepultadas ainda em vida! Não seja você uma delas. Mostre para você o tamanho da sua luz, e depois, mostre-se para que todos outros te usem como exemplo.
Os obstáculos são necessários, com o ponto de vista certo, eles terão a função de provocar a sua motivação! Tenha fé, o plano da vida é muito maior que os nossos obstáculos, lembre-se sempre disso! Se não souber qual é o plano, é sinal que você precisa buscar mais conhecimento!
Você nunca estará sozinho, não importa em que momento se encontre. Na verdade, os nossos momento são como uma sala de espera. O tempo pode parecer não passar, o ar pode estar gelado e o silêncio profundo, mas é nesse lugar que Deus está e, com voz serena, carinhosa e cheia de amor, nos sussurra: “Estou aqui. Pode confiar”.
Kleber Mantana.
Commentaires