Escolha
- Kleber Mantana
- 24 de fev. de 2023
- 4 min de leitura
Atualizado: 10 de jul. de 2024
Todos os dias temos alguma escolha, e vem sempre com uma junção de intuição e conhecimento de causa, a nossa experiência de vida é determinante.

Eu tenho comigo que o conhecimento é a mãe de todos, e a intuição é o pai... A voz da consciência nunca falha quando estamos diariamente conectados com Deus!
Quando consigo unir esses dois fatores eu abro maiores possibilidades de fazer a escolha certa, e por seguinte, serão elas a convergir para as próximas oportunidades.
Porque escolhemos errado? Justamente quando escolhemos sem conhecimento e sem a mínima leitura da intuição por não soubermos ouvi-la.
Um lugar, uma pessoa, ou um trabalho que não gostamos em muitos casos foi uma escolha motivada pela pressa de conseguirmos algo, seja qual for o objetivo sempre vamos tentar pular as etapas. Mas chegar mais rápido, sem habilidade e sem conhecimento vai resolver? Então pra que?
A sua habilidade sempre vai resolver com facilidade as maiores das suas questões, valorize isso!
Será preciso valorizar cada etapa, cada passo tem sua finalidade, seja para aprendizado, seja para reforma íntima, só o tempo tempo pode fundir a experiência e isso chama-se maturidade. Apesar de muitas pessoas cometerem o mesmo erro duas ou três vezes, sabemos que não precisa ser assim. Ninguém gosta de sofrer!
Já falei a pouco que a falta de conhecimento é o principal fator para uma escolha errada, e quando falo isso não é somente sobre conhecimento intelectual, conhecer a si mesmo ajuda muito para sabermos compreender uma situação.
Você esta comprando um produto, uma ideia, ou um serviço, você já conhece o que esta comprando, sabe que tem qualidade e ou capacidade, porém, por experiência sabe que aquilo não te fez bem em outra oportunidade, e mesmo assim decide comprar novamente? É intuição?!
Esta errando com estudo de causa, esta errando com conhecimento e sabe porque? Isso acontece quando não observamos o nosso momento, não respeitamos o processo, e esse sentimento de antecipar as coisas quase sempre vem com um aviso na nossa consciência, e interpretar isso faz muita diferença.
Quando estamos bem espiritualmente, sabemos entender o que o nosso pensamento esta querendo nos dizer.
O desejo vem pelos olhos, mas a razão vem pela bagagem da vida, e nem tudo que é bom, tem que servir para nós naquele momento. Um tênis lindo mas que aperta o pé faz sentido? A roupa é linda, mas não cai bem, faz sentido? Pode servir para milhões de pessoas, mas pode não servir pra você e tudo bem se acontecer isso!
Gostamos de usar os outros como exemplo, estamos muito acostumados em achar que o processo do outro é o mesmo que irá se aplicar a nós, mas nem sempre é assim. Cada um tem a sua afinidade e você nunca vai ser bom em tudo, e a diferença disso poderá ser observado nas horas gastas de treinamento e ou estudo naquilo que você vai escolher para desenvolver. Eu posso ser melhor numa numa situação, e você será em outra, e isso é inevitável.
O conhecimento, mais o sentimento sempre irão traçar os objetivos certos!
Agora me explica, porque escolher a opção que vai dar mais desgaste e mais estresse? O que te motivou? Dinheiro, prazer, status, amor, paz?
Porque não explorar aquilo que você conhece e tem mais habilidade? Escutou a voz do seu pensamento? De certo que isso lhe traga grandes realizações! Há estudos hoje que apontam que mais de 40% das profissões serão superadas em 30 anos pelas inovações de novos serviços, e já vemos isso nos dias de hoje. Agora sabe o que nunca fica absoleto? A sua habilidade, o seu tato e a sua análise!
Agora vamos observar por um outro ponto, nós temos uma habilidade comovente por uma atividade, mas desenvolvemos outra. Qual teríamos mais realizações?
Quando sabemos muito sobre uma matéria, ficamos sem evoluir nela? Não... É quase que automático a nossa evolução nessa matéria!
Agora porque escolhemos a outra atividade? Falta de conhecimento? Falta de oportunidade? Ou... Por falta de esperar o tempo certo para o próximo passo? Agora entende porque precisamos unir o conhecimento com o nossa sensibilidade pela vida? Entender o nosso momento só é possível quando olhamos para dentro de nós mesmos, e respeitar isso dará o retorno certo e na hora certa.
A oportunidade bateu na porta, e agora saímos atropelando tudo, com aquele pensamento de fazer da maneira que der, esta certo?
Essa é a situação mais clara para entender isso, tudo o que você mais tem dificuldade vai levar muito mais tempo para adquirir afinidade, o aprendizado é longo e precisamos sempre ter paciência.
Se você se perder pela ansiedade, vai escolher errado!
Escolher certo não irá tirar o sofrimento da sua vida, mas será determinante para a sua superação! Sofrer faz parte da vida, ou você vai dizer para uma mãe que não vale a pena sentir a dor do parto? Ninguém gosta de pisar em fogo mas todos nós uma hora vamos pisar, a dor faz parte do processo, é uma das etapas, e isso é quase que voluntário, sabe porque?
O nosso sentimento tem uma ligação muito forte com o alto, a diferença para um e para o outro é pela forma que cada um enxerga isso. Uns encontram na dor um motivo de se regenerar, outros, um convite para a depressão. Qual esta certo?
Aquele que tem o espírito forte enfrenta e vence as suas batalhas!
Dificilmente quem conhece a si mesmo vai entrar numa batalha sem precisar, e isso já não tem nada haver com o seu conhecimento profissional e intelectual, é apenas pela sua competência na interpretação da vida. Isso nenhuma faculdade ensina, é apenas de você para com você mesmo.
Crises nunca serão motivos de desculpas para "fecharmos os olhos". Podemos participar de batalhas intermináveis sem perdermos o que temos de melhor.
A escolha é sempre nossa!
Kleber Mantana.
Commentaires